0
BLOG

Colágeno: qual a função e os benefícios para a saúde

Colágeno: qual a função e os benefícios para a saúde

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente e representa ¼ de toda a proteína que existe no corpo humano. Sua função básica está na sustentação das células, gerando firmeza à pele e proteção de cartilagens, ligamentos e tendões, sendo essencial para atletas que visam preparar o corpo para atividades mais intensas.

Trata-se de uma proteína de origem animal. O consumo da carne bovina, peixes e gelatina favorecem a produção.

 

Uso de suplemento alimentar

 

Embora o corpo tenha a capacidade de produzir o colágeno espontaneamente, a produção começa a declinar após os 30 anos pois há uma redução de atividade dos fibroblastos, os responsáveis pela criação desta proteína.

Para manter a saúde e os níveis necessários de proteína após essa idade, é necessário consumir melhores quantidades de colágeno de acordo com a indicação de nutricionistas. A presença da proteína potencializa os resultados na prevenção de envelhecimento precoce, hipertensão e de osteoporose (fraqueza dos ossos).

 

O colágeno hidrolisado e não hidrolisado

 

O colágeno em pó é a versão mais conhecida da proteína por conta de seu alto consumo por atletas, mas o que poucos sabem é que essa proteína pode ser separada em duas versões: hidrolisado (tipo 1) e não hidrolisado (tipo 2). Entenda a diferença.

 

Colágeno hidrolisado

 

O tipo 1 recebe este nome pois as moléculas são quebradas em partículas menores por meio do processo de hidrólise. É recomendado para  fins estéticos e pode dar força aos cabelos, dentes, unhas e, sua finalidade mais conhecida, a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo estrias ou marcas de expressão.

 

Colágeno não hidrolisado

 

Já o tipo 2, não passa pelo processo de hidrólise, ou seja, não há alteração de sua forma original. Diferente do tipo 1, o colágeno não hidrolisado atua no tratamento de artrite reumatoide e osteoartrite, um desgaste das cartilagens e alteração de estruturas ósseas.

 

O consumo do colágeno é prático, pode ser adicionado à refeição ou diluído em líquidos, como água, sucos ou vitaminas. Hoje, o mercado também possui opções com sabores e com sachês para uso diário.*

 

*Consulte o nutricionista para saber a quantidade adequada que o seu corpo precisa.

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.