0
BLOG

Pós pandemia: brasileiros pretendem continuar usando máscaras de proteção em situações específicas

Pós pandemia: brasileiros pretendem continuar usando máscaras de proteção em situações específicas

Mesmo após a vacinação em massa, brasileiros têm discutido sobre a importância de continuar utilizando máscara em alguns momentos específicos, entenda quais são eles.

Com a vacinação em massa, a expectativa é que logo a pandemia acabe e que os brasileiros consigam retomar suas vidas ao normal. Com isso, é esperado que em breve o uso de máscaras de proteção deixe de ser obrigatório. Porém com a pandemia, novos hábitos foram criados e muitos brasileiros relatam que provavelmente vão continuar fazendo o uso de máscara em algumas situações específicas!

Utilizar máscara ao ir aos hospitais

 

Um comentário que vemos muito pela internet é que a maioria das pessoas pensam em utilizar as máscaras quando precisarem ir ao hospital, afinal, não sabemos o que a pessoa que está próxima a nós pode ter e se pode ser algo que transmite com facilidade, portanto, para evitar qualquer possibilidade de transmissão, o melhor é se proteger!

Uso de máscara levou a queda de outras doenças respiratórias

 

Os casos de Covid-19 no mundo começaram em meados de fevereiro, mesma época que a chamada “temporada de gripe”. O medo dos médicos é que além desse novo vírus muito contagioso somado a outros patógenos respiratórios, sobrecarregasse os hospitais. Mas o que ocorreu foi o oposto, as doenças respiratórias caíram em mais de 70%. 

Os grandes responsáveis por essa queda foram o isolamento social, associado ao uso de máscaras e higiene pessoal redobrada (lavar as mãos e utilizar álcool em gel).

Segundo o sistema Infogripe, da Fiocruz o vírus sincicial respinratório (VSR), um dos mais comuns nos períodos entre março e junho, caiu para 76,4% entre janeiro e agosto. Os casos de gripe também reduziram para 62,2%. 

Com essa notícia que teve muita repercussão durante a pandemia, muitas pessoas comentam que quando se sentirem resfriadas ou qualquer doença viral, pretendem utilizar máscara para não transmitir para outras pessoas.

Ciclismo x Máscaras de proteção

 

O ciclismo foi um dos esportes que mais cresceu durante a pandemia, seja como alternativa de transporte para evitar aglomeração ou como opção de exercício físico para aqueles que desejavam fazer algo para “não ficar parado”.

A Semexe, marketplace de bicicletas seminovas, registrou crescimento de 600% nas vendas dentro da plataforma durante a pandemia. Em pesquisa que a empresa realizou com sua base de clientes, 58% dos entrevistados querem incorporar a atividade física no dia a dia.

Com isso, veio a questão de que alguns ciclistas já afirmaram que vão continuar o uso de máscaras por conta dos efeitos nocivos da poluição.

Desde 2016 o então prefeito da cidade estimula meios alternativos de transporte, tentando seguir modelos de cidades como Londres, Amsterdã e Berlim. O ciclismo pode ser não só uma alternativa transporte como também uma forma de exercitar, unindo o útil ao agradável, porém pedalar nas vias movimentadas pode trazer alguns riscos à saúde, como a poluição do ar como aponta nessa matéria produzida pelo instituto saúde e sustentabilidade

Porém, com estudo realizado pelo Núcleo de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), mostra que o uso de  máscara pode reduzir o efeito nocivo da poluição.

Para a realização do estudo participaram 15 pacientes saudáveis e 26 pacientes com insuficiência cardíaca. No estudo concluiu-se que o uso de uma máscara protetora simples pode reduzir de forma considerável o impacto negativo da saúde do coração.

Veja a matéria completa no G1 bem estar sobre como foi realizado o estudo e como pode afetar negativamente no desempenho físico na presença da poluição.

A pandemia pode estar sendo um período difícil, por conta do distanciamento e outras questões, mas com certeza ela nos fez repensar sobre alguns hábitos e ter mais cuidado com a nossa saúde e dos que estão próximos a nós.

 

 

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.