0
BLOG

Infectologistas apontam necessidade de uso da máscara mesmo após a vacinação contra Covid-19.

Infectologistas apontam necessidade de uso da máscara mesmo após a vacinação contra Covid-19.

As últimas semanas geraram um clima de esperança para muitos países, já que a tão almejada vacina contra o vírus Covid-19 finalmente passou a ser aplicado nos principais grupos de risco, como profissionais da saúde e idosos.

Entretanto, é nesse momento que nasce uma nova etapa rumo a erradicação do vírus, que apesar de ter sua transmissão controlada, ainda tem dizimado centenas de vidas todos os dias.

De acordo com estudos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), a capacidade de proteção das máscaras de  pano - modelo mais utilizado no Brasil - é capaz de proteger cerca de 70% das gotículas de água oriundas da saliva. Embora seja útil para ajudar, não é o suficiente para evitar que surjam novos casos, sendo necessário a utilização de máscaras cirúrgicas, que nos protegem de até 99% das gotículas de água, sendo mais eficazes na luta contra o vírus.
 

Cuidados Prolongados

De acordo com estudo de infectologistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os cuidados com o Covid-19 devem ser mantidos mesmo com a vacinação, visando o controle de novos casos pela mutação do coronavírus, que apresenta maior resistência do que seu antecessor. Na visão dos especialistas, o mais sensato é que o uso das máscaras seja feito pelos próximos três anos, até que o vírus seja erradicado.
Conforme explica o infectologista Leandro Curi, a utilização frequente das máscaras tornou-se uma questão de bom senso para a saúde pública. De acordo com registros, muitos dos novos casos surgem a partir da exposição de pessoas infectadas que não sabem que portam o vírus pela falta de sintomas. Os cuidados com a saúde devem ser explorados ao máximo, impedindo uma nova onda de propagação do vírus.

 

Fique atento ao descarte de máscaras usadas

Outro agravante para a transmissão do vírus Covid-19 está no descarte inadequado de EPIs que já foram utilizados. As máscaras descartáveis possuem prazo de validade e seu uso não é recomendado por mais de 4 horas. Após este período, devemos estar sempre atentos ao descarte correto do material. Uma vez que eles já foram expostos às gotículas de saliva e outras substâncias presentes no ar, o material infectado pode sim apresentar riscos à saúde humana.

Para descartar o material, coloque-o dentro de duas sacolinhas e feche bem, descartando com o lixo comum. Nunca jogue na sua ou deixe exposto ao público.

Em uma perspectiva otimista, falta pouco para eliminar os riscos apresentados pelo vírus, mas nós também contamos com a sua conscientização nesse momento. Seguimos unidos contra o Covid-19.

 

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.